sábado, 13 de junho de 2009

Vale fecha primeiro contrato anual de fornecimento


A Vale fechou nesta quinta-feira o primeiro contrato de fornecimento de minério de ferro do ano. O negócio foi concretizado com a Nipon Steel a com a gigante sul-coreana Posco e o desconto acertado foi de 28,2%.

Apesar de o desconto ter sido menor que o dado pela concorrente Rio Tinto (-33%) o mercado não reagiu com euforia e otimismo. Os fatores que pesaram para que este comportamento foram dois.

Primeiro é que o grande consumidor do minério da Vale é a China. E a China permanece absolutamente firme em exigir uma redução de no mínimo 40% no preço do minério. Enquanto não houver uma definição de fornecimento para a China este ajuste não terá grande peso no movimento da ação.

Segundo porque os dados de estoque de minério de ferro da China apontam para um crescimento substancial ao mesmo tempo em que as exportações brasileiras para lá caíram significativamente. E mesmo para os que dizem que a China está fazendo este movimento para pressionar as mineradoras a ceder nas negociações outro fator pesa para enfraquecer esta tese. As importações das mineradoras australianas não cresceram na mesma medida em que as da gigante brasileira caíram. O que mostra que a retomada da demanda por minério de ferro no mercado mundial pode não ser sustentável.

Por estas razões a Vale foi um dos poucos papéis do índice Ibovespa a fechar no campo negativo nesta sexta-feira (12/06) e com um volume financeiro muito alto e desproporcional ao do restante do mercado.

Com vencimento de opções e índice pipocando durante a semana que vem o papel fecha a semana chamando a atenção. Os aluguéis também aumentaram bastante nas últimas semanas.





Será o prenúncio de um movimento mais agressivo de queda? Quem viver verá.

Nenhum comentário: