quarta-feira, 28 de outubro de 2009

O BRASIL NÃO É PARA PRINCIPIANTES

E viva a polêmica, vou começar a segunda semana da coluna falando o que todos querem ouvir.

PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: Quem compra bolsa a 62 mil pontos espera vender onde hein?


Para onde vai o mercado? Não importa ler sobre indicadores, ler sobre resultados corporativos, sobre indicadores econômicos, sobre política e macroeconomia, o que realmente os investidores querem saber é se a bolsa vai subir ou se vai cair.


Essa resposta é simples, não importa o que você fizer, basta estar do lado certo, para isso vou copiar uma máxima que acho que se encaixa nesse contexto: “A primeira lição que aprendi foi simples: se você quiser nadar entre os tubarões é melhor se tornar um deles. Um tubarão nunca é desleal ou desonesto: é implacável - e sabe muito bem o que quer.”


Ao longo dos anos, os mercados de ações oscilam e mantêm sua tendência de alta. Então é fácil para quem é investidor, comprar boas empresas e ao longo do tempo vão trazer bons resultados, para quem tem a intenção de especular, ai são outros 500.


Grande destaque foi a forte recuperação da ECOD3 com as noticias vindas da reestruturação e a mão do governo para o setor de biodiesel. O volume negociado no mês chega a 77MM diário, níveis muito acima da média do ano em torno de 7MM.


Só para lembrar os desavisados, eu não acredito em gráficos.


E o dólar? Vamos viajar. Recomendo para o exterior na festa da virada.


A rainha está atrasada, pode ser a próxima surpresa a mostrar recuperação na bolsa. Final de ano tem que ter Petróleo.


O lobby do mega empreendedor Eike sobre a VALE fez o papel disparar na bolsa. Até quando?


A economia chinesa é um bólido, ninguém consegue segurar. O Brasil é a cara metade da China, por isso a razão do meu otimismo.


Teoria do descolamento? Não. Prefiro a teoria do momento.


MUDANDO DE ASSUNTO


A TBCS Intelligence braço de cursos da TBCS já tem mais de 1.000 alunos treinados. Nossa empresa agora tem 6 opções de cursos, sempre com lotação máxima, nosso grande diferencial é levar a sala de aula professores que trabalham e respiram o mercado de ações.


Falando nisso, estamos abrindo novas filiais, o objetivo é fechar o ano com 10 escritórios.


Relembrando: Para quem está vendido, o céu é o limite do prejuízo.


Esqueça o passado, mire o futuro.


Saudações, Bons Negócios, e boa semana.


Ferri


*Rafael Ferri é sócio-diretor de operações da TBCS Investimentos. Este artigo é produzido por seu autor com intuito meramente informativo, não constituem recomendação para investimento, apenas reproduz a opinião pessoal do autor. A TBCS e o autor não se responsabilizam por decisões tomadas com base nesse conteúdo.

Nenhum comentário: